1. PROPOSTA PEDAGÓGICA
No Ensino Médio, nosso trabalho pedagógico atende a preparação dos alunos para o vestibular, seu aprimoramento como seres humanos éticos e o desenvolvimento de competências e habilidades que permitam uma aprendizagem autônoma e contínua ao longo da vida.
Neste sentido, a 1ª e 2ª series fornecem ao aluno uma base sólida de conhecimentos abrangendo todo o conteúdo deste segmento. Na 3ª série, esses conteúdos serão revisados e aprofundados conforme a matriz de referência dos vestibulares, para que nossos alunos enfrentem os processos de admissão nas diversas universidades e o inicio da vida adulta com autonomia, confiança e resiliência.
2. INICIO DAS AULAS
08/02/2021 (segunda-feira).
3. HORÁRIO DAS AULAS
De segunda à sexta-feira (de 7h30min às 12h50min): 6 tempos diários de aulas.
OBS.:
Uma vez por semana, as turmas do 1º e 2º Anos do Ensino Médio terão aulas até às 16h;
Duas vezes por semana, os alunos do 3º Ano do Ensino Médio terão aulas até às 13h40min e, uma vez na semana, terão aplicação de prova no período de 14h às 16h.
4. CARGA HORÁRIA SEMANAL
Para garantir uma forte preparação para o vestibular, o Ensino Médio conta com uma carga horária de aulas ampliada.
1º e 2º Anos:
Português e Literatura (3 tempos), Redação (2 tempos), Inglês (1 tempo), Espanhol (1 tempo), Arte (1 tempo), Educação Física (1 tempo), História (3 tempos), Geografia (3 tempos), Filosofia (1 tempo), Sociologia (1 tempo), Matemática I (3 tempos), Matemática II (2 tempos), Física, (3 tempos), Química (3 tempos), Biologia (3 tempos) e Educação Socioemocional (1 tempo). Total = 32 aulas semanais.
3º Ano:
Português e Literatura (3 tempos), Redação (3 tempos), Inglês (1 tempo), Espanhol (1 tempo),Educação Física (1 tempo), História (3 tempos), Geografia (3 tempos), Filosofia (1 tempo), Sociologia (1 tempo), Matemática I (3 tempos), Matemática II (2 tempos), Física, (3 tempos), Química (3 tempos), Biologia (3 tempos) e Educação Socioemocional (1 tempo). Total = 32 aulas semanais.
5. EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL
Acreditando no potencial que há em cada criança e jovem, desenvolvemos da Educação Infantil até o Ensino Médio, um programa de Educação Socioemocional que se divide em dois projetos: “O Líder em Mim” da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental e “Meu Caminho” do 6º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Através deste programa, buscamos trabalhar o autoconhecimento e a autonomia dos alunos, para que aprendam a lidar com as barreiras que tenham que enfrentar ao longo de sua vida, desenvolvendo sua proatividade, sua capacidade de planejar, melhorando sua comunicação e aumentando sua autoestima de uma forma geral. Dentro dessa proposta, os alunos são estimulados a serem líderes de si mesmos, com o objetivo desenvolver as competências do século 21, necessárias para torná-los mais autônomos e confiantes. Desta forma, objetivamos contribuir para que nossos alunos alcancem sucesso na escola e na vida, tornando-se agentes transformadores de uma sociedade melhor.
6. MATERIAL DIDÁTICO
Sabemos que bons livros constituem importante ferramenta de mediação no processo educativo. Neste sentido, adotamos o Sistema pH, pois seu foco está na preparação dos alunos para o vestibular e sua eficácia pode ser comprovada com base nos excelentes resultados obtidos nos principais vestibulares do país. Além do Sistema de Ensino pH, adotamos livros paradidáticos (livros de leitura) que serão trabalhados pelos Professores da área de Linguagens ao longo do ano.
7. ESTUDO ORIENTADO SEMANAL (pH's ON-LINE)
AULA DADA, AULA ESTUDADA! Com o objetivo de estimular o hábito de estudo aliado à tecnologia, a partir do 6º Ano do Ensino Fundamental, o Sistema de Ensino pH oferece na plataforma digital “PLURALL” os “pH’s on-line”, que são listas de exercícios semanais/quinzenais referentes a cada módulo trabalhado na apostila das seguintes disciplinas: Redação, Português, História, Geografia, Matemática, Física, Química e Biologia.
Tais exercícios deverão ser resolvidos em casa, ao longo da semana, e enviados dentro do prazo estipulado (em torno de uma a duas semanas). Ressaltamos que a resolução dos “pH’s” valerá nota, para compor com as demais avaliações a média bimestral.
IMPORTANTE! Ao fazer os “pH’s”, o aluno tem a oportunidade de revisar a matéria estudada em sala e verificar quais conteúdos foram adequadamente compreendidos e quais precisam de maior reforço. Ou seja, a partir do momento em que o estudante verifica o que não sabe, ele tem a oportunidade de sanar suas dúvidas, através da monitoria on-line, monitoria presencial, ou pelo próprio professor da disciplina, e, consequentemente, estará eliminando lacunas que o impedem de progredir, consolidando sua aprendizagem.
8. SISTEMA DE AVALIAÇÃO E CRITÉRIO DE APROVAÇÃO
As avaliações são organizadas criteriosamente com base nos principais vestibulares do país. O aluno terá no bimestre as seguintes avaliações:
Sendo assim, a nossa Média Bimestral (MB) seguirá a fórmula: MB = (PH'S + PPH + PB)/2
Chamaremos de B1, B2, B3 e B4, as médias conquistadas nos respectivos bimestres. A média mínima para aprovação em cada bimestre é de 60 (sessenta) pontos. Ao final do ano, será considerado aprovado o aluno que, por matéria, alcançar o mínimo de 240 pontos no somatório das médias bimestrais. Ex.: B1 + B2 + B3 + B4 = 240.
OBS.: Maiores detalhes do critério de aprovação e recuperação estão descritos no GEPRO (Guia Escolar Pereira Rocha).
9. PROJETO ENEM E UERJ
Aulas extras com o objetivo de intensificar a preparação dos alunos do 3º Ano para os vestibulares ENEM E UERJ. Neste sentido, são abordados os principais conteúdos relacionados a ambos exames, com revisão e aprofundamento de conceitos através de resolução de questões de provas anteriores, além do enfoque em temas emergentes. Este projeto não está incluso na anuidade escolar.
10. MONITORIA - REFORÇO ESCOLAR (PRESENCIAL E ON-LINE)
Oferecemos monitoria presencial para as disciplinas de: Redação, Matemática, Física e Química. Nela, disponibilizamos uma equipe de professores especializada para, em horários semanais específicos,tirarem dúvidas de nossos alunos e auxiliarem na resolução dos exercícios, o que consequentemente, contribui para um melhor desempenho acadêmico dos nossos estudantes.
Ressaltamos que do 6º Ano ao Ensino Médio, além das monitorias presenciais oferecidas pela escola, o Sistema pH oferece aos alunos monitoria on-line de todas as disciplinas, através do “PLURALL” (aplicativo ou site) o que otimiza o tempo de estudo e dá autonomia ao estudante. No “PLURALL” os alunos também tem acesso a vídeo-aulas, gabaritos comentados dos Simulados pH e coletânea dos últimos vestibulares.
11. ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Trabalha diretamente com os alunos com o objetivo de ajudá-los em seu desenvolvimento social e intelectual; em parceria com os professores e os pais/responsáveis. Vale ressaltar, que a Orientação Educacional também promove o Projeto de Orientação Vocacional; este é um trabalho voltado ao aluno do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, com o objetivo de dar-lhe apoio durante o processo de escolha profissional.
12. PASSEIOS PEDAGÓGICOS E AULAS DE CAMPO
Passeios pedagógicos e culturais que propiciam a observação e aplicação prática dos conteúdos ensinados. Nessas situações, desenvolve-se o senso de responsabilidade, respeito ao outro e interação com os diversos ambientes. Museus, cidades históricas, universidades, centros de pesquisa e ciência abrem as portas para nossos alunos, que serão, sempre, acompanhados e orientados por professores e monitores. Essas atividades não estão inclusas na anuidade escolar.
13. AÇÕES DE CIDADANIA
Com o objetivo de trabalhar a solidariedade e o respeito ao próximo, valores importantes para a formação do indivíduo, promovemos campanhas beneficentes nas quais os alunos fazem doações que são repassadas para instituições de caridade.
14. ATIVIDADES ESPORTIVAS
Acreditando no valor que o esporte representa para a formação de nossos alunos, contemplamos em nosso programa esportivo e cultural as seguintes modalidades: futebol, judô e dança. Estas atividades não estão inclusas na anuidade escolar.
15. PROJETOS EDUCACIONAIS INTERNOS
Nosso calendário escolar contempla uma série de projetos interdisciplinares que proporcionam a integração entre a família e o colégio e desenvolvem o protagonismo das crianças e jovens na construção das atividades. Momentos como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Festa Julina, Olimpíada Interna de Esportes, Festival de Curtas, Olimpíada de Matemática, Mostra Literária e Cultural e Feira de Ciências possibilitam a ampliação do repertório dos alunos e de suas capacidades de articulação de múltiplos conhecimentos, promovendo o desenvolvimento pessoal e coletivo.
16. ESPAÇOS E RECURSOS DIDÁTICOS
Acreditamos que os espaços e recursos didáticos são primordiais na educação de qualidade, pois garantem aos alunos e professores um processo de ensino e aprendizado enriquecedor e dinâmico, tornando prazeroso o período na escola. Neste sentido, dispomos da seguinte estrutura: salas de aula equipadas com chromebooks, projetores multimídia e sistema de som (Ensino Fundamental e Ensino Médio); sala de estudos com acesso à internet e assinatura do Jornal O Globo, Revista Veja, Revista Scientific American e Gibi Turma da Mônica; parquinho (Educação Infantil); sala de leitura e musicalização (Educação Infantil); laboratório de informática; laboratório de ciências; ginásio poliesportivo; campo society; horta orgânica; estação climatológica e amplo espaço para lazer e recreação.