"OLHAR E VER" - Educação Ambiental CEPRO




"OLHAR E VER" - Educação Ambiental CEPRO

08/07/2021 - 15:24:51
Por: Pereira Rocha

Imagine um lugar na sua escola aonde o aluno possa ver, sentir, tocar e presenciar processos da natureza que conectam-no com o que existe de mais importante e relevante no que se refere à sustentabilidade dos ecossistemas, desenvolvimento econômico, segurança alimentar, geração de trabalho digno e meios de sobrevivência...Ufa, quanta coisa!

 

Pois é, não precisa ficar imaginando! Aqui no Pereira, implantamos o mais novo e empolgante Programa de Educação Ambiental: “OLHAR E VER”. Sob a coordenação do Professor Martilene Côrtes, o programa visa despertar em nossos alunos, hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos.

 

Segundo o Professor Martilene, “Falar sobre conceitos ambientais e apresentar panoramas sobre as condições atuais que se encontram os recursos naturais, de nada adianta, SE OS ATORES ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO NÃO FOREM DE FATO SENSIBILIZADOS. É necessário difundir informações sobre o meio ambiente em todas as camadas sociais, na expectativa de que cada indivíduo seja sensibilizado ecologicamente, contribuindo para uma reversão do processo de degradação do meio ambiente e a formação de novas gerações sustentáveis.”

 

Dois projetos dentro deste programa que estão causando mais empolgação e engajamento na comunidade escolar são a PISCICULTURA DE TILÁPIAS e a HORTA ORGÂNICA – verdadeiros laboratórios vivos propícios à experimentação e ao aprendizado!

 

Tudo foi planejado para que haja uma interação entre todas as fases do processo, desde a captação e aproveitamento de águas pluviais para abastecer os tanques de criação das Tilápias, quanto o reaproveitamento dessa água ora utilizada nos mesmos criadouros – e nesse ponto enriquecida com material orgânico provindo dos próprios peixes – para nutrir a horta! Um processo maravilhoso e que está rendendo muita admiração, consciência ecológica, sustentabilidade e o despertar de muitas ideias criativas e lucrativas, tanto para o homem quanto para o meio ambiente!

 

As amplas condições dos sistemas de rios, lagos e represas em nosso país mostram a piscicultura como uma atividade economicamente atrativa, que em sua forma mais simplista está diretamente relacionada à preservação ambiental, utilizando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

 

Este projeto também nos possibilita mostrar como o alimento vem para a mesa. É uma forma de levar a realidade do campo aos alunos, mas dentro da própria escola. Tentamos unir a construção dos canteiros da horta e a produção das tilápias com conhecimentos que eles aprendem dentro da sala de aula, como vazão, diâmetro, volume, fisiologia, biologia, nutrição, entre diversos outros.

 

Com vistas no que aconteceu no dia 5 de dezembro de 2017, quando as Nações Unidas declararam que a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável seria realizada de 2021 a 2030, o Pereira se apresenta ante a comunidade como pioneira enquanto entidade escolar e como um expoente na promoção da necessidade de estreitar a relação de nossos alunos com a natureza e assim contribuir para a conscientização sobre os impactos das suas ações no meio ecológico.

 

Disciplinas diversas como a Matemática, História, Geografia, Artes, Química, Física, Empreendedorismo, etc. podem ser exploradas dentro do contexto do projeto e tornar a administração dessas matérias ainda mais empolgantes e interativas!

 

Seja Pereira Rocha! O que você aprende aqui é uma conquista para a vida toda!